Morar na Praia é Caro? Entenda!
Morar na Praia é Caro? Entenda!

Se você sempre sonhou ter a sua casa na praia ou ainda morar no litoral, isso pode ser mais fácil do que você imagina. Afinal, com um pouco de planejamento e muito trabalho, é possível “chegar lá”. Mas, será que é caro morar na praia? Será que ter um imóvel no litoral é apenas uma ilusão de conforto? 

Continue lendo para entender mais.

Popularidade da cidade

Antes de mais nada, o primeiro aspecto que você precisa considerar ao morar na praia, é a popularidade da cidade. Isto é, você precisa saber se a cidade é realmente cara ou barata do ponto de vista de atrações e atenção das pessoas.

O custo de vida em Penha SC, por exemplo, pode ser muito menor do que o custo de vida em Balneário Camboriú, que é uma cidade vizinha e muito mais popular. Por isso, muitas vezes vale a pena buscar alternativas nas redondezas de uma praia muito famosa e assim morar bem, mesmo não estando exatamente no “centro das atenções”.

Empreendimentos na planta

Empreendimentos na planta, como você sabe, são ótimas opções para comprar um apartamento na praia mais barato. Afinal, quando você compra um imóvel na planta está comprando um projeto, e não um imóvel físico. Logo, o valor agregado de um projeto é muito menor do que o valor agregado de um imóvel físico.

O imóvel na planta é ideal para quem pensa no futuro de maneira organizada. Afinal, em algum momento, o imóvel ficará pronto (desde que a empreiteira seja responsável e experiente). E a partir desse momento, o seu apartamento já estará valorizado, seja para vender, morar ou alugar.

Morar na praia pode ser caro ou barato. Tudo vai depender do seu estilo de vida e, principalmente, do local escolhido. Além disso, a alta temporada é também um fator que influencia nos preços e os moradores acabam pagando junto o preço que turistas pagariam em itens de supermercado, bar e restaurantes.