Como um Projeto Elétrico é feito para garantir Segurança e Performance
Como um Projeto Elétrico é feito para garantir Segurança e Performance

Um projeto elétrico é indispensável para qualquer tipo de ambiente que necessite, por exemplo, de uma simples tomada. Afinal, é o projeto elétrico que vai garantir a segurança daquela corrente e também das pessoas que vão utilizá-la.

A falta de um projeto elétrico adequado e profissional pode acarretar vários problemas de segurança e perdas patrimoniais. Afinal, um curto-circuito pode ser desastroso e fácil de acontecer, caso haja negligência nas instalações.

A seguir, entenda mais sobre como um projeto elétrico é feito e como ele é importante.

O que é um projeto elétrico

Um projeto elétrico é como se fosse uma planta de casa. No entanto, ao invés de descrever cômodos e ambientes, o projeto elétrico vai descrever absolutamente toda a estrutura de fios, tomadas e pontos de energia dentro de um ambiente. Pode ser residencial, comercial ou outro.

O projeto elétrico é o passo zero para fazer uma instalação de energia completa dentro de um ambiente.

Equipamentos indispensáveis em um projeto elétrico

Depois que o projeto elétrico está feito e certificado por um profissional, os equipamentos devem ser comprados. Eles vão depender do projeto e das necessidades energéticas. Transformadores, reatâncias, cabos, equipamentos de acabamento e outros geralmente farão parte da compra. Eles garantem a eficiência e segurança do projeto elétrico para que o ambiente fique seguro para o uso no curto, médio e longo prazo. Equipamentos de baixa qualidade devem ser descartados.

Profissionais capacitados para a demanda

E ainda, um projeto elétrico requer um profissional altamente capacitado para executar tudo de maneira brilhante e segura. Empresas de engenharia elétrica ou eletricistas especialistas em determinados tipos de projetos devem ser os responsáveis pela instalação elétrica, de maneira que ela seja segura para todos.

Inclusive, segura para os próprios equipamentos. Afinal, uma energia desequilibrada ou mesmo em potências inadequadas pode gerar perdas em equipamentos.