Você sabe o que é um Purgador?
Você sabe o que é um Purgador?

Os purgadores são equipamentos essenciais para que um sistema de aquecimento a vapor possa ser bem conduzido e utilizado. Isso porque, sem um bom purgador, não é possível aproveitar a máxima potência e energia do vapor em uma tubulação industrial, por exemplo.

Neste artigo sobre purgadores, você vai entender mais sobre o assunto. Veja como esse equipamento funciona na prática e para que serve na utilização industrial. Continue lendo!

O que é um purgador?

Um purgador nada mais é do que um tipo de “armadilha” que atrai o condensado do vapor e o faz ser eliminado corretamente do sistema. Basicamente, a função do purgador é fazer com que o sistema de vapor possa continuar trabalhando corretamente, enquanto que o condensado é eliminado sem perder a energia do vapor.

Mas, o que seria o condensado? Basicamente, o condensado é o que sobra do vapor. Isto é, o vapor, quando termina o seu ciclo de energia dentro da tubulação, deixa alguns resíduos para trás. Esses resíduos, denominados de condensado, devem ser eliminados corretamente, sem que o vapor se perca pelo caminho. É por isso que aprender como escolher um purgador certo é tão importante. Afinal, ele tem uma função importantíssima dentro do sistema inteiro.

Para que serve um purgador?

O purgador tem uma função semelhante a uma “armadilha”. Afinal, ele é uma espécie de escape para o condensado do vapor que, se não removido da tubulação, pode atrapalhar o funcionamento do sistema inteiro.

Então, basicamente, o purgador serve para manter o sistema de vapor limpo, liso e funcionando de maneira saudável, sem que o vapor se perca pelo caminho no momento de limpar a tubulação para remover o condensado.

Sem um bom purgador, não é possível aproveitar a máxima performance do sistema de vapor, pois ele pode falhar no momento de liberar o condensado.